Adam Thomas Jones passou a ser um nome sonante desde que o gigantesco Undertow de Tool   começou a correr "os ouvidos" do m...

Wunderkammer: Adam Jones (Tool), um artista multifacetado

Adam Thomas Jones passou a ser um nome sonante desde que o gigantesco Undertow de Tool começou a correr "os ouvidos" do mundo. Os seus riffs pesados e progressivos ficaram tanto nos ouvidos dos fãs quanto a sua arte visual sinistra na história do cinema. O artista é exemplo vivo de que a criatividade não tem limites e de que as ideias podem ser materializadas a partir de vários mediums. Vencedor de grammys, é considerado um dos melhores 100 guitarristas pela revista Rolling Stone. Durante o início do seu percurso artístico produziu peças para os filmes Pesadelo em Elm Street, Jurassic Park 2, Dança com Lobos, O Exterminador do Futuro 2, Predador 2 e foi responsável pela maquilhagem da cena "Freddy Krueger no Útero". Adam Jones é um artista muito versátil, não se limita a uma só expressão, trabalha desde as artes plásticas até ao audiovisual e é autor da maior parte dos telediscos da banda da qual é membro. 

Adam Jones a trabalhar no modelo de dinossauro para o filme Jurassic Park

Em 1987 formou-se em arte e escultura e especializou-se em cinema para começar a trabalhar como escultor e designer de efeitos especiais. Aprendeu técnicas de câmara-lenta, técnicas mais tarde aplicadas aos telediscos Sober, Prison Sex, Stinkfist, Ænema, Schism Vicarious de Tool. Em 2007, recebeu um grammy de "Melhor Gravação" como director de arte pelo seu trabalho em 10,000 Days.

Schism, Tool - Adam Jones
Opiate, Tool - Adam Jones
Escultura - Adam Jones

Trabalhou em televisão, projectou e fabricou a maquilhagem da Morte e uma cabeça de zombie, posteriormente utilizada no filme Os Caça-Fantasmas 2. Também trabalhou em publicidade.

Escultura - Adam Jones

Jones criou a capa para o álbum Giving Birth to a Stone da banda Peach, da qual foi baixista, e colaborou também com os Green Jellÿ. O artista multifacetado pratica fotografia e utiliza as imagens para os concertos de Tool, desenha também as suas próprias histórias para banda-desenhada em formato 2D, um hábito que desenvolveu ainda jovem. Das suas última co-criações para Comics inclui-se X-FILES/30 DAYS OF NIGHT, uma colaboração com Steve Niles e Tom Mandrake.

Texto: Priscilla Fontoura
Imagens: Adam Jones, trabalhos