Imagem por  Klaus Mitteldorf Kunumí MC é um jovem rapper de Krukutu, uma aldeia Guaraní, na zona sul de São Paulo. Habitada por u...

Kunumí MC: Consciência Indígena

Imagem por Klaus Mitteldorf

Kunumí MC é um jovem rapper de Krukutu, uma aldeia Guaraní, na zona sul de São Paulo. Habitada por uma grande comunidade indígena, Krukutu é o berço e inspiração para Kunumí MC que dá a voz à sua comunidade através de versos de resistência e consciência.

Em 2017 editou o seu EP de estreia, My Blood is Red, composto por 6 temas que amplificam e humanizam as lutas da população indígena face à ameaça ao seu habitat e própria sobrevivência. Musicalmente, os beats e samples são carregados de uma forte influência jazz e um pouco reminiscentes de A Tribe Called Quest. São hinos de resistência e fortitude perante uma sociedade agressivamente tecnológica e industrializada.


My Blood is Red denuncia as injustiças e dificuldades que o povo Guaraní enfrenta quotidianamente. Kunumí MC exalta a resiliência e positividade da sua comunidade através de temas que impelem à resistência contra a ganância de proprietários rurais. Os samples e beats sublinham a fluidez liricamente comprometida de Kunumí, havendo confluência de passagens mais descontraídas com outras mais acesas e dinâmicas.

No ano seguinte, Kunumí MC lança Todo o dia é dia de Índio, o seu primeiro longa-duração que apresenta uma atmosfera um pouco mais festiva que o EP, mas igualmente combativo em termos de líricas.
Todo o dia é de Índio realça também o poder do rap para mudar e/ou transformar consciências, assim como um meio para a revolução e mudança social. O rap é libertador e como diz Kunumí "Rap é compromisso para quem quer os seus direitos". Além de odes ao espírito livre do rap, Kunumí também exalta o valor da educação e da preservação dos conhecimentos e sabedoria nativos. Humildade é um dos valores que Kunumí mais valoriza neste disco que apresenta letras mais introspectivas e que servem como a voz da sua mente num ritmo muito natural e de consciência em torrentes imparáveis. 

Este ano, Kunumí lançou no dia 29 de Maio, o teledisco realizado pela Angry Films, Gabe Maruyama e Bruno Silva, para o tema Guerreiro da Floresta (Forest Warrior) que na sua língua nativa se traduz como Xondaro Ka'aguy Reguá

Kunumí também colaborou com Criolo e dessa participação surgiu o mini-documentário Meu Sangue é Vermelho

A sua mais recente participação foi dia 21 de Junho no evento SOS Rainforest Live que contou também com a participação de Caetano Veloso, Sting, Gilberto Gil entre outros nomes.

Kunumí MC com o seu hip-hop de fortes raízes conscienciosas alerta e dá voz à sua comunidade com base em valores universais e com um elevado sentido humanitário.

Texto: Cláudia Zafre
Banda: Kunamí MC