Todas as crianças criam um imaginário muito próprio. Vivem na tenda dos sonhos e criam uma série de histórias narradas com a ajuda das su...

Uma criança em nós: a nostalgia dos desenhos animados

Todas as crianças criam um imaginário muito próprio. Vivem na tenda dos sonhos e criam uma série de histórias narradas com a ajuda das suas mãos convertidas em sombras chinesas. 

Hoje, em que se celebra o dia da criança, apresentamos as companhias desta fase tão mágica, para quem vive a idade adulta relembrá-las-á com nostalgia. 

Beavis and Butt-Head


Gargalhadas e mais gargalhas é o que ouvimos desta dupla "sacaninha". A série é centrada em dois adolescentes inadaptados que estudam na Highland High, numa cidade fictícia em Highland, EUA. O duo não tem qualquer supervisão de um adulto em casa e por isso são basicamente livres para dizer e fazer o que quiserem. Tudo o que esteja relacionado ao heavy metal é o que consideram fixe: violência, sexo, destruição e o macabro. Criticam telediscos frente ao sofá e fazem piadas, e noutros episódios embarcam noutro tipo de aventuras. Os amigos na fase pós-puberdade não querem saber da escola e são considerados mal educados, pouco instruídos e semi-alfabetizados. Beavis and Butt-Head foi criada por Mike Judge e exibida na MTV de 1993 e 1997. 

Capitão Planeta - Captain Planet


Na hora de salvar o planeta o grupo de jovens que detém anéis poderosos e mágicos chama em uníssono o capitão para salvar o planeta das tragédias naturais. Kwame, da África, com o poder da Terra ... Da América do Norte, Wheeler, com o poder do fogo ... Da União Soviética / Europa Oriental, Linka, com o poder do vento. Da Ásia, Gi, com o poder da Água ... e da América do Sul, Ma-Ti, com o poder do Coração. Quando os cinco poderes se combinam, eles invocam o maior campeão da Terra, o Capitão Planeta. Capitão Planeta é um super-herói norte-americano ambientalista criado na década de '90 pelo americano Ted Turner, um exemplo de que já nesta época a preocupação ambiental era um assunto de interesse.

Luluzinha - Little Lulu


Luluzinha (Little Lulu) gosta desde muito novinha de pegar partidas aos seus amigos e de manter por perto o seu amigo Bolinha. Com um ar bastante fofo, nas horas vagas, inventa histórias de aventura enquanto toma conta de Alvinho. Os desenhos animados são uma continuidade do cartoon publicado no jornal The Saturday Evening Post, criada pela cartoonista Marjorie Henderson Buell no ano de 1935.

As Aventuras do Bocas


Incrível o efeito que as cores e os cenários causam à percepção das crianças. As Aventuras do Bocas é uma série de desenhos animados criada no Japão e distribuída para a Europa e EUA. Aqui foi transmitida no célebre Agora, Escolha, programa apresentado por Vera Roquette, na RTP2. A série é adaptada das tiras cómicas holandesas dos criadores Wil Raymakers e Thijs Willems e, curiosamente, continuam a aparecer em colunas de jornais diários e semanais holandeses. As peripécias de Bocas acontecem na sua quinta ao lado do seu melhor amigo Ted, uma tartaruga. 

Alguns dos episódios da série Bocas foram editados em VHS nos anos 90. As edições em DVD remontam a 2005, sendo que em Portugal (e Espanha) a publicação/comercialização ocorreu em 2006. Cada DVD dos 8 volumes disponíveis contém 6 episódios e é distribuído pela Prisvídeos.

Ren & Stimpy


Ai, estes dois! O quanto esta parelha fez soltar gargalhadas à pala das suas aventuras. O humor físico e subversivo de Ren, o chihuahua, e Stimpy, o gato meigo causou alguma controvérsia pelas insinuações sexuais e violentas que não eram muito vulgares até à época nas séries de animação infantil. Imbuída de humor negro, a série terminou em Dezembro de 1995, com o total de cinco temporadas e 52 episódios. Recebeu críticas positivas e gerou um culto de fãs em todo o mundo, foi lançado um spin-off para o público adulto, Ren & Stimpy "Adult Party Cartoon", em 2003 no Spike (mais tarde renomeado para a Paramount Network). Apenas três episódios foram ao ar devido a atrasos na entrega dos episódios.

Os Ursinhos Carinhosos


Os Ursinhos Carinhosos são o símbolo da fofura. Os ursos com olhos encantadores são um conjunto de personagens criadas pela American Greetings em 1981 para cartões de festas de aniversário, desenhados por Elena Kucharik. No início da década de 80 a empresa Kenner criou o piloto da série com ursos de peluche baseados nesses cartões em que cada ursinho continha uma cor diferente e uma insígnia individual na barriga relacionado ao poder de cada um e que, em situações de perigo, atiram raios quentes repletos de bons sentimentos sempre na forma de símbolo. 

A série conta a história de uma família de ursos que ajudam as pessoas a trocarem os bons sentimentos e a proteger o planeta Terra contra o temido vilão Coração Gelado que continuamente tenta acabar com o amor. A família ramifica-se e estende-se por outros animais, os primos dos ursinhos carinhosos, que são: macaco, carneiro, coelho, pinguim, guaxinim, que habitam a Floresta dos Sentimentos, um lugar que lembra corações. A Nuvem Rosa é o lugar onde residem os Ursinhos Carinhosos repleto de nuvens e arco-íris, lugar onde também, se encontram: o Templo dos Corações, um salão em forma de coração vermelho, a Casa da Avó e o Carinhómetro - que indica problemas relacionados aos sentimentos.

The Care Bears (Os Ursinhos Carinhosos) foi também adaptado para três filmes: The Care Bears Movie(1985), Care Bears Movie II: A New Generation (1986) e The Care Bears Adventure in Wonderland (1987).

Ana dos Cabelos Ruivos


A Ana dos Cabelos Ruivos sempre foi uma das minhas preferidas. Sonhadora, idealista, justa, exagerada, uma amante das palavras, de coração na boca, sensível, genuína... e como me dava vontade de comer aqueles pães acabados de fazer pela sua mãe adoptiva Marília. Ana representa uma criança especial. Os irmãos Marília e Matias, que inicialmente tinham o plano de adoptar um rapaz, decidem, por causa de uma troca, adoptar a órfã Ana. Da ilha do Príncipe Eduardo, e da janela do seu quarto, a adolescente contemplava os vastos campos e observava as folhas da cor do seu cabelo a voar durante o Outono. Uma pequena activista dos seus direitos e dos demais, nasceu com um coração empático para se dar aos outros. A série anime é baseada no romance Anne of Green Gables de Lucy Maud Montgomery e foi transmitida em Portugal no famoso Agora, Escolha na RTP. Ana, aquando da sua mudança, criou uma relação de pura amizade com Diana Barry que, ao contrário de Ana, é muito tímida e bem comportada. 

A netflix disponibilizou a série Anne with an E, uma produção canadiana e uma adaptação de Moira Walley-Beckett. A série é uma tentação para quem pretende revisitar a narrativa, cheia de bom gosto e detalhes cénicos, um deleite para quem gosta da estética folk. 

Tom Sawyer


Quem se lembra de Tom Sawyer, aquela figura que sempre nos levou a querer realizar as maiores aventuras ao ar livre? É o personagem principal dos livros infantis As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain - um dos nomes mais sonantes da literatura moderna americana. Tom, uma criança muito sonhadora e inspiradora, vive com a tia Polly, com o seu irmão Sidney e a sua prima Mary nas margens do Mississippi, nos EUA, no século XIX. Tom e o seu melhor amigo Huckleberry Finn vivem aventuras sem igual, numa sociedade sulista num período em que não tinha sido abolida a escravidão. Além da figura ter exercido influência nos EUA, foi também muito importante para as crianças que viveram o final da década de 80 e início de 90 em Portugal. A personagem jovial é citada no livro A Misteriosa Chama da Rainha Loanna de Umberto Eco. Os Rush e os Mindless Self Indulgence compuseram um tema intitulado Tom Sawyer.

Conclusão:
Mais desenhos animados poderiam ser dados como exemplos, mas ficam estes que já de si enchem os olhos e a boa disposição de quem quiser ver tudo de uma assentada. Neste caso as técnicas artesanais do desenho à mão trazem uma estética única e especial, e por isso é difícil perder esta nostalgia que às vezes nos leva à beleza da infância. E lembrem-se: nunca é tarde para se ser criança. 

Texto: Priscilla Fontoura
Imagens: desenhos animados