Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias , de Regina Pessoa, 2019 Regina Pessoa é um nome sonante e singular no que respeita ao cinema ...

Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias de Regina Pessoa na 15ª edição da ANIMAR, patente na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, até 6 de Setembro

Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, 2019

Regina Pessoa é um nome sonante e singular no que respeita ao cinema de animação nacional. Conhecida pelas animações 2D, as suas histórias mostram sempre o lado mais emocional e pessoal. A animação Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias foi realizada a partir das memórias afectivas e visuais da infância que Regina Pessoa tem do seu tio Tomás. Segundo a cineasta, seria um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. O filme é um tributo ao tio e pretende testemunhar que não é preciso ser-se alguém para se ser excepcional na vida de alguém. Os traços de desenho que demonstram estados de alma são características presentes no trabalho da cineasta. 

Vencedor de vários prémios, Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias venceu o prémio de Excelência na competição de curtas-metragens do Festival dos Prémios de Animação de Tóquio, no país mundialmente conhecido por dominar as várias técnicas da animação. Devido à pandemia da covid-19, a competição decorreu no mundo virtual, com os visionamentos e as reuniões do júri a serem feitos online.

A animação é distribuída e promovida pela Agência da Curta Metragem e co-produzida entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF). 

O início do percurso artístico da cineasta é marcado pela sua participação em filmes de Abi Feijó, Os Salteadores, Fado Lusitano e Clandestino. Regina Pessoa pertence, desde 2018, à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A cineasta portuguesa nasceu em Coimbra, é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto em 1998. É autora das curtas-metragens Ciclo Vicioso, de 1996, Estrelas de Natal, de 1998, A Noite, de 1999, Odisseia nas Imagens, de 2001, História Trágica com Final Feliz, de 2005, e Kali, o Pequeno Vampiro, de 2014. Todos os seus filmes pertencem ao Plano de Nacional de Cinema e são estudados por crianças e jovens das escolas portuguesas. Em 2016 torna-se Senior Lecturer na escola de animação alemã Filmakademie.

Este ano em que a Agência da Curta Metragem celebra 20 anos da sua actividade, lança o serviço Video on Demand (VoD) no vimeo com filmes do seu catálogo disponíveis, sendo o Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias parte dessa selecção. A Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, apresenta uma série de cartazes, objectos e instalações em torno de dois filmes de Regina Pessoa e Alexandre Siqueira, Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias e Purpleboy respectivamente, no âmbito da exposição Animar 15, patente até 6 de Setembro de 2020.



Texto: Priscilla Fontoura
Exposição: Animar 15, na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, até 6 de Setembro