Género: krautrock, new wave, tropicalismo, progressivo, dreampop Álbum: Palmiers Data de lançamento: 20 de Junho, 2020 Editora: Sal...

Palmiers (2020): uma viagem de verão

Género: krautrock, new wave, tropicalismo, progressivo, dreampop
Álbum: Palmiers
Data de lançamento: 20 de Junho, 2020
Editora: Saliva Diva
Palmiers bandcamp



Palmeiras ao vento, pranchas de surf em viagem numa Pick Up de caixa aberta em direcção ao Pacífico, que circunda o arquipélago do Havai, fazem parte do cenário idílico assim que se mete a tocar o disco de Palmiers. O álbum homónimo, lançado a 20 de Junho, produzido, gravado e misturado por Ricardo Cabral, misturado e masterizado por Tiago Ralha tem como pano de fundo uma aura electrizante que não dispensa a boa disposição, bem como algum jogo entre sintetizadores da década de 80 e o tropicalismo. O álbum, com carimbo Saliva Diva, marca a estreia em disco do quarteto Ricardo Prado (guitarra), Gabriel Costa (teclados e percussão), Tito Sousa (bateria) e José Silva (baixo), formado no Porto. 


O disco dos Palmiers explora a sonoridade que deambula entre o krautrock, new wave, o tropicalismo, o progressivo e o dreampop. Composto por seis temas instrumentais, o disco é essencialmente uma trajectória pelos lugares mais exóticos e soalheiros de um ano. O artwork, pela mão de Joana Carneiro, apresenta uma imagem dividida entre a geometria e a atmosfera psicadélica. Um disco que se deve ouvir numa tarde de Verão depois de se dar um belo mergulho no mar ou na piscina do festival Milhões de Festa.


Colibri, Medley McCann, Me Lo Con Te, Samantas, 16+1 e Xtamina são os temas que fazem parte do disco bem estruturado e que serve como ponto de partida de um futuro que se espera promissor.

Curiosidade: Os agradecimentos que a banda refere no disco passa por alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade do Porto tais como: o Pedro dos Frangos e a Cervejaria Mirita, que são usualmente frequentados pelos “outsiders” da cidade.


Texto: Priscilla Fontoura
Banda: Palmiers, álbum homónimo, 2020