Valentine é o romance de estreia da escritora norte-americana Elizabeth Wetmore que nos transporta para o boom de petróleo no Texas nos a...

Alexandria: Valentine - Elizabeth Wetmore (2020)


Valentine é o romance de estreia da escritora norte-americana Elizabeth Wetmore que nos transporta para o boom de petróleo no Texas nos anos 70, mais propriamente em Odessa. 

A economia de Odessa é motivada simplesmente pelo “sangue” da terra, o petróleo, o novo el dorado de quem procura ganhar uma fortuna rapidamente. Assim como a substância negra que dá sonhos libidinosos a qualquer magnata, também a atmosfera do romance é densa e pesada. 

A narrativa é contada através das perspectivas das várias personagens, todas elas mulheres e habitantes de Odessa. Este hyperlink é gerido de forma magistral pela escritora, que consegue construir uma narrativa sobre minorias e como o crime é visto numa comunidade pequena. 

A narrativa começa com o abuso sexual e físico de uma rapariga mexicana de 14 anos que consegue fugir do seu agressor e buscar refúgio no rancho de Mary Rose. A partir daí, a cidade vira-se contra Mary Rose que começa a receber todo o género de ameaças por estar a defender uma “mexicana” contra um rapaz branco de boas famílias. 

A sequência narrativa do julgamento, e todo o subtexto da história de como um crime é visto numa pequena cidade quando envolve minorias, é francamente reminiscente do clássico How to Kill a Mockingbird de Harper Lee, apenas uma referência numa história que apresenta um mosaico de personagens femininas fortes, mas com algumas fragilidades. 

Apesar de vislumbrarmos o possível final e com a ideia premente que a justiça nem sempre é cega ou justa como é indicativo da sua premissa natural, percebemos que romances como Valentine continuam e vão continuar a ser necessários para nos lembrar que há histórias que não culminam em vitórias, mas apenas em sobrevivência e que a luta essa continuará sempre. 

Valentine é um romance escrito com tal fluidez e riqueza de personagens, os subplots de cada personagem e mundos interiores estão de tal forma desenvolvidos, que é como se o leitor fosse também ele de Odessa. Uma pequena cidade perdida no Texas, esburacada e explorada ao máximo para obter petróleo e o lugar de sonhadoras e sobreviventes.

Texto e Sugestão: Cláudia Zafre