Os memes começaram a aparecer a partir de meados de 2008/2009 como forma de tornar uma ideia humorística viral a partir de uma imagem ou víd...

Eles São Irmãos e Não Sabem 50#

Os memes começaram a aparecer a partir de meados de 2008/2009 como forma de tornar uma ideia humorística viral a partir de uma imagem ou vídeo. Make it go viral foi o pressuposto que o tornou tão popular. No entanto, a origem da palavra vem da etimologia grega mimesis, e pensa-se que o termo meme foi adaptado pelo activista evolucionista e escritor Richard Dawkins em 1976. A palavra surge a primeira vez no seu bestseller "O Gene Egoísta" e diz respeito a uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro. Essa multiplicação também se dá na partilha de uma imagem ou vídeo nas redes sociais, mensagens privadas, blogues, etc.

Durante estes dias, de certeza que se depararam com o nosso amigo Bernie Sanders que já deu a volta ao mundo (é provável que tenha encontrado o Wally), por causa dos memes criados pelos comuns mortais que os têm vindo a partilhar e a gargalhar com eles, seja por Imagens, ilustrações e/ou também bonecos - sendo que o boneco de crochê disponível em leilão teve como primeira licitação 99 cêntimos e atingiu os 32 mil euros. Os lucros serão doados a um programa de ajuda alimentar no estado que o elegeu senador. Durante a tomada de posse de Joe Biden, Bernie Sanders chamou a atenção de muitos, de pernas cruzadas, com uma parka e umas luvas brancas e castanhas. O senador de Vermont passou a sucesso na Internet. Ao seu lado podia ter estado o seu possível irmão e rezingão Larry David que parece partilhar grande percentagem de genes com o seu possível irmão. O co-criador de Seinfeld e a mente brilhante de Curb your Enthusiasm poderia também ter sido um meme viral nesta tomada de posse (na realidade, não estava presente), uma vez que o actor, comediante e realizador adopta igualmente uma atitude descontraída e singular.

Larry David e Bernie Sanders

Texto e Montagem: Priscilla Fontoura