Os estereótipos muitas vezes conduzem as pessoas a pensamentos errados. Só mesmo uma ficção para mostrar que o inesperado é também possível ...

Numa Relação Séria com a Netflix: Fatma (2021-)


Os estereótipos muitas vezes conduzem as pessoas a pensamentos errados. Só mesmo uma ficção para mostrar que o inesperado é também possível e o cliché desmontado pelos cérebros mais desafiantes, neste caso o de Özgür Önurme que partilha a realização com Ozer Feyzioglu. A série produzida por Basak Abacigil Sozeri não ditaria que uma discreta empregada de limpeza, proveniente de uma aldeia, sujeita a uma vida difícil, seria uma justiceira pronta a ajustar contas com os que foram encolhendo as possibilidades de ter uma vida mais feliz. 


Fatma inspira, sem saber, um dos seus patrões a escrever um thriller tornando-a protagonista do seu próximo livro. Esta mulher atravessa a pior fase da sua vida: o luto de um ente muito querido. À conta de tal tragédia, Fatma procura vingar-se da forma mais fria e inimaginável, enquanto tenta encontrar o marido Zafer que desapareceu sem deixar rasto; ao mesmo tempo é invadida por memórias em flashbacks de traumas da sua infância. 

Esta série mostra o paradoxo de uma Turquia rural e urbana, e como o garante de muitos influentes e poderosos é conseguido através de "negócios" duvidosos, os abonados das grandes cidades intimidam os mais economicamente vulneráveis, provenientes de aldeias, para vassalos das suas agendas. Há quem tenha chamado à personagem principal de serial cleaner, nome mal empregado pois Fatma age legitimamente - as actividades criminosas a que foi submetida não poderiam deixar quem as praticou impunes, uma vez que a falida "Justiça" se deixa corromper pelo poder, penaliza a vítima e protege o criminoso, como tantas vezes acontece.

Fatma é uma série bem construída e mostra como uma trama um pouco à Promising Young Lady coloca a mulher como eixo central, uma que não se verga e está pronta a fazer justiça pelas suas próprias mãos, por ser vítima da própria Justiça que tanto deixa a desejar e, infelizmente, não actua de forma imparcial. 

Burcu Biricik é Fatma, e o resto do elenco composto por: Ugur Yucel, Mehmet Yilmaz Ak, Hazal Turesan, Olgun Toker, Gulcin Kultur Sahin, Deniz Hamzaoglu e Cagdas Onur Ozturk. O último episódio deixa no ar a possibilidade de uma segunda temporada, no entanto a resposta ainda é ambígua. 


Texto: Priscilla Fontoura