Rubrica: A Passo Duplo de Hélder Macedo Género: alternativo, rock, punk  Banda: X Disco: Alphabetland Lançamento: 2020 https://xtheband.ba...

A PASSO DUPLO: X & Red Snapper

Rubrica: A Passo Duplo de Hélder Macedo
Género: alternativo, rock, punk 
Banda: X
Disco: Alphabetland
Lançamento: 2020


Houve boas razões para abstrair de todos os acontecimentos ocorridos no confinamento no ano passado (2020), falando por exemplo em grandes discos que saíram nesse período. Alphabetland, muito mais que um "pack" de canções, é o regresso muito desejado por quem é aficcionado pelos X, que durante muitos anos foram acompanhando a carreira a solo do actor, vocalista e baixista John Doe.

Alphabetland mostra que, mesmo com 27 anos de ausência, continua a jogar na primeira liga mantendo a formação clássica, não perdendo o jeito para escrever canções que dão vontade de dançar até à exaustão, com aquele sorriso parvo estampado na cara. É um álbum que podíamos ouvir no tempo auge dos X, com a certeza que será uma "fresca nostalgia" para esta nova década.


Género: electrónico, jazz
Banda: Red Snapper
Disco: Prince Blimey
Lançamento: 1996


Editoras como a Warp ou Matador podem gabar-se de um certo orgulho pela aposta que fizeram em bandas como os Red Snapper. Cozinhando uma fusão essencialmente entre a electrónica e o jazz, o percurso dos "Snappers" é discreto, mas, ao longo dos anos, fez crescer um culto muito próprio, angariando novos ouvintes que apreciam estas "miscelânias" de estilos musicais.

Prince Blimey retrata a estreia dos Red Snapper, e, muito mais que um álbum, é um cartão de visita agradável que espelha bem na perfeição a continuidade da banda, como nos discos mais recentes que este colectivo inglês tem produzido. Atenção máxima para temas como: Get Some Sleep Tiger, Fatboy´s Dust ou Digging Doctor What What.


Texto: Hélder Macedo