Um filme que ilustra de forma extremamente tocante e onírica uma história análoga à de Pinóquio.  Neste filme, a personagem princ...

Breaking the fourth wall: «Et rigtigt menneske» (Truly Human, 2001)

Um filme que ilustra de forma extremamente tocante e onírica uma história análoga à de Pinóquio. 


Neste filme, a personagem principal é um amigo imaginário de uma criança que se torna uma pessoa real mas inocente e ingénuo relativamente aos problemas que lhe surgem pelo caminho.
É mais um rebento do movimento criado por Lars Von Trier, o dogma 95 que acabou por originar filmes muito interessantes como é o caso deste.
O actor principal, Nicholaj Lie Kaas interpreta na perfeição um ser imaginário tornado humano que através da mimética tenta criar ligações com os seres humanos que vai conhecendo ao longo da narrativa.
A narrativa contém um mix perfeito entre drama e comédia negra, ilustrando e sublinhando as fragilidades do ser humano, os seus medos e inseguranças.

Vi este filme depois de ter passado 6 horas seguidas a jogar sims no pc. A minha boneca atingiu pontos máximos de carisma por falar em frente ao espelho, no entanto, morreu queimada depois de fazer o que me pareceu ser uma pizza congelada no forno, devia ter investido mais nos cooking skills, de qualquer forma, fez-me reflectir e pensar que estava a perder demasiado tempo a jogar sims e devia tentar ligações humanas como a personagem do filme. No início, custou um pouco, porque sempre que me via envolvida em diálogos estava sempre à espera que aparecessem as barrinhas verdes por cima da cabeça das pessoas mas com calma a coisa chega lá, chega sempre. 


TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE