Foto: Cláudia Baúto Para muitos músicos um instrumento musical é o veículo para transmitir emoções e pensamentos. A sua intimidade é...

Bagagem de Rita Cardoso: 5 livros, 5 discos, 5 filmes/séries

Foto: Cláudia Baúto

Para muitos músicos um instrumento musical é o veículo para transmitir emoções e pensamentos. A sua intimidade é de certa forma transposta nas composições musicais. É assim que Rita Cardoso utiliza a guitarra. Através de dedilhados e ritmos compõe as suas canções e com a voz transmite o que lhe vai na alma.

Nascida em Lisboa em 1978, colaborou em vários projectos musicais, nomeadamente VideoSnuff nos anos 90 mas sempre optou por uma carreira a solo. Participou em vários concursos musicais e foi vencedora do Termómetro Unplugged. Foi em 2003 que editou o EP ACATISIA que conta com três temas originais e uma versão de Lamb.

A sua maneira peculiar de tocar guitarra, utilizando a guitarra como instrumento de cordas e percussão acompanha na perfeição a sua voz que é também ela um instrumento. As letras são de cariz introspectivo mas denota-se uma certa ironia que garante ainda mais autenticidade às canções. Tem actuado pelos palcos da cidade de Lisboa e existe um disco planeado para o futuro próximo. Aqui ficam as recomendações dos 5 livros, 5 discos, 5 filmes de Rita Cardoso. 

5 livros:
- "Assim falava Zaratustra", Nietzsche
- "Como tornar-se doente mental", J. L. Pio Abreu
- "O mistério da árvore e A morte do palhaço", Raul Brandão
- "Princípios da filosofia do futuro", Feuerbach
- "A República", Platão

5 discos:
"Blue", Joni Mitchell
"For the Roses", Joni Mitchell
"GN'R Lies", Guns N' Roses
"Know Your Enemy", Manic Street Preachers
"The Privilege of making the wrong choice", Zen

5 filmes:
- "Dogville", Lars Von Trier
- "A Pianista", Michael Haneke
- "Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida", Steven Spielberg
- “Anything Else”, Woody Allen
- “Sunset Boulevard”, Billy Wilder

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
BAGAGEM: RITA CARDOSO