Eis-nos chegados ao mês das cerejas e antecâmara dos Festivais de Verão que irão ocorrer um pouco por todo o país. Apesar dessa proximidad...

Diário de Bordo: #2 (Maio)

Eis-nos chegados ao mês das cerejas e antecâmara dos Festivais de Verão que irão ocorrer um pouco por todo o país. Apesar dessa proximidade, isso não impede que em Maio não se possa assistir a bons e variados concertos. Para alguns já marquei lugar e deixo-os como sugestões, outros, ainda não anunciados, poderão acontecer à medida que os dias forem avançando e deles daremos um breve apontamento caso se justifique. Mas como não há bela sem senão, este mês fica já com um lamento pessoal: o de não poder assistir a nenhum dos dois, já esgotados, concertos de Angel Olsen no Teatro da Trindade (dias 14 e 15). Seria um prazer enorme rever a “songwriter” americana.

Dia 5 – Saturnia no Musicbox 22h


Apresentação do novo disco “The Seance Tapes”. Saturnia é o projeto fundado pelo multi-instrumentista Luís Simões e neste concerto espero um regresso às minhas origens musicais quando jovem ouvinte. Rock cósmico, prog e psicadélico. Muita expetativa para este concerto, que considero um dos imperdíveis deste ano.

Dia 11 – Omar Souleyman + Conan Osiris no Musicbox 23h59m

Perth International Arts Festival 2011

Leram bem, 23h59m. Uma de festa até ao raiar do dia.

O sírio Omar Souleyman regressa a Portugal para um concerto integrado nas Musicbox Heineken Series. Omar, que começou a sua carreira como músico de casamentos em part-time na sua terra natal no nordeste da Síria, tornou-se um ícone da música eletrónica. Uma reinvenção da música árabe, com influências das vizinhas culturas, curdas, iraquianas e turcas que nunca renegou. Espera-se muita animação por parte do singular e carismático Omar.

Depois de Omar vamos continuar a abanar a “celulitite” com Conan Osiris (Tiago Miranda). Compositor, produtor e autor, a sua música é já uma referência de culto na eletrónica alternativa feita em Portugal. Uma mescla de vários estilos musicais polvilhada com humor, que de certeza redundará em festa. 

Fotografia por Rita Carmo

Depois de Omar e Conan, ainda haverá um DJ set a cargo do BAILE SOFISTICADO
(Bruno Barros e Pedro Marques). Especializados em World Music, foram os artistas que encerraram, durante 9 anos, o Festival Músicas do Mundo.

Dia 19 – Katie Von Schleicher + Alek Rein na ZDB 22h

Fotografia por Shervin Lainez

A songwriter americana Katie Von Schleicher, que lançou o seu primeiro longa-duração o ano passado (“Shitty hits”), de que gostei bastante, navega num indie-pop nostálgico, negro e emocional. Alguma curiosidade de ver ao vivo uma artista com uma voz que acho muito interessante.

Fotografia por Vera Marmelo

Alek Rein (Alexandre Rendeiro) nasceu nos Estados Unidos (New Jersey) e a sua música enquadra-se na escola do rock psicadélico anglo-saxónico. Vi-o pela primeira há pouco mais de ano e meio por altura do lançamento do seu disco “Mirror lane” aqui na ZDB, também responsável pela edição. Tanto o disco como o concerto na altura me deixaram uma muito boa impressão.

Dia 30 - Ryan Sambol + The Men no Musicbox 22h 

(fonte: ryansambol.bandcamp.com)

O texano Ryan Sambol regressa a Lisboa onde já atuou diversas vezes, quer como líder da banda de garage-rock The Strange boys cuja atividade se encontra suspensa desde 2012, quer a solo. Será a solo que o iremos ver no Musicbox e muito provavelmente ouvir músicas do seu segundo álbum a ser editado brevemente.

(Fonte: facebook.com/MUSICBOXLISBON)

The Men é uma banda de noise de Brooklyn e é isso que se espera da atuação. Apesar de alguma inflexão na sua música desde “Open your heart”, o seu terceiro e excelente registo (para mim o melhor até ao momento) que os tornou mais acessíveis, é de esperar um rock agressivo e visceral. Com um novo trabalho recentemente editado, poderá sair dele a maioria da setlist. 

Para este mês é o que tenho previsto, mas é mais do que provável que algo mais possa aparecer pelo caminho. Ouçam muita música, de preferência ao vivo, que tem outro sabor. Até já.


TEXTO: JOSÉ MARQUES