FLAPI Género: experimental, alternativo, jazzy Álbum: Oniric Vision, 2018 Design da capa Susana Cruz Flapi é o novo projecto de ...

FLAPI: Oniric Vision, 2018

FLAPI
Género: experimental, alternativo, jazzy
Álbum: Oniric Vision, 2018

Design da capa Susana Cruz

Flapi é o novo projecto de Alexandre Simões (dos Headcleaners). Este ano acabou de editar ONIRIC VISION, um disco no qual é vocalista, toca saxofone e flauta. São nove temas de profunda inspiração jazz com algum rock suave dos anos 90 reminiscentes de Tindersticks, American Music Club e até Spain assim como algumas passagens de post-rock. As letras são de cariz poético e inspirados em poetas como Christina Rossetti, Emily Dickinson, James Whitcomb Riley, Lord Byron e Alfred Austin. O disco abre com Ecstasy inspirado no trabalho de Lucy C. Smith. É um tema que segue a linha de uma escola jazz mais suave e preocupada com a melodia. O segundo tema, Apple Tree é baseado no poema A Birthday de Christina Rossetti. As malhas e texturas das guitarras são de profunda delicadeza e acompanham a vocalização de Flapi que se constrói como quem recita um poema. Há também passagens que seriam dignas de um disco essencialmente post-rock. É um tema com o carisma necessário para ser single do disco.


If you were Mine tem trechos musicados do poema com o mesmo nome de Alfred Austin, um poeta e dramaturgo de origem inglesa. As passagens e solos de saxofone complementam a bateria jazzy e o dueto de vozes. Este tema tem a participação de Melo D (Cool Hipnoise). Passion Soul abre com uma introdução atmosférica que depois desabrocha num groove típico de jazz com uma boa linha de baixo que acompanha a voz de Flapi e os interlúdios subtis das teclas que depois dão lugar a um solo tocado por Diogo Santos. O trabalho da guitarra eléctrica tocada por Alex K. Veiga também é essencial para criar a atmosfera reminiscente de uma jam de banda jazz, mas com a melodia sempre como centro. 

A Scrawl é baseado num poema de James Whitcomb Riley e a atmosfera pacífica e sonhadora é complementada por solos de saxofone a cargo de Alexandre Simões

Exultation is the Going é baseado num poema de Emily Dickinson com o mesmo nome que ganha bastante nas suas passagens atmosféricas de flauta que andam lado a lado com o trabalho de teclas tocadas por João Rato e os solos de guitarra eléctrica. 

Nature More busca a sua inspiração em Lord Byron com uma linha de baixo eléctrico tocado por Xico Santos. É uma das músicas mais groovy e influenciadas em jazz do disco. 

I Want You é uma música com letra original de Flapi e com a colaboração de Melo D, nas vocalizações. Esse dueto acaba por enriquecer ainda mais a melodia, assim como os instrumentos musicais que contribuem com pequenos e subtis efeitos sonoros. 


Short é o tema que encerra o disco e que nos presenteia com um solo de saxofone bastante onírico acompanhado por uma percussão suave tocada por André Mota

É um disco que faz justiça ao nome. É realmente um conjunto de imagens e visões oníricas. Um disco fortemente influenciado em jazz, mas com a modernidade do rock mais suave alternativo e independente. Essencialmente romântico, não fosse parte dele baseado e inspirado em poetas que transformaram o amor nas mais belas visões. 

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
FOTOGRAFIAS - FLAPI
MASTERIZAÇÃO e MISTURA - TIAGO LOPES