BASSET HOUNDS Género: experimental, alternativo, folk, indie Álbum: II Data de lançamento: 27 de Abril, 2018 Editora: Pontiaq I...

BASSET HOUNDS: II, 2018

BASSET HOUNDS
Género: experimental, alternativo, folk, indie
Álbum: II

Data de lançamento: 27 de Abril, 2018
Editora: Pontiaq

Imagem bandcamp de Basset Hounds

Os Basset Hounds formaram-se em Lisboa em 2011 e editaram dois discos de estúdio. O homónimo e de estreia em 2015 e o mais recente neste ano de 2018, II. II é composto por nove temas de indie rock com claras influências jazz, shoegaze e surf rock. O disco arranca com Condor que se desenvolve a partir de solos de saxofone tocado por Francisco Menezes e trompete por Luís Grade Ferreira que depois entram na melodia, carregada por uma linha de baixo criativa e gingona tocada por José Martins e linhas de guitarra soalheiras e intrincadas tocadas por Miguel Nunes e António Vieira. Afonso Homem de Matos é o percussionista que suporta a melodia que varia constantemente. É um óptimo tema para começo de disco. 

Imagem bandcamp de Basset Hounds

Arta é o tema que se segue e que arranca com vocalizações suaves e que complementam a melodia na perfeição. Algumas passagens de voz são até reminiscentes de Wolf Parade apesar de reterem a sua individualidade própria. Thin Age é uma música assumidamente indie rock com a voz como foco central e malhas de guitarras viciantes. Limbo começa com um jogo de guitarras até evoluir para a melodia principal com apontamentos de saxofone e guitarras livres. Ahab tem um acompanhamento engraçado de coros de vozes que pontuam a melodia e a tornam ainda mais interessante. Ouroboros é uma música com brasão de single com uma boa harmonia entre saxofone e guitarras e que possui um refrão estonteante onde as guitarras se libertam de mãos dadas com as vocalizações. Velvet e Sif têm uma componente bastante mellow que se faz sentir como o corpo a secar ao sal depois de um bom mergulho de mar. O tema que encerra o disco, Babar, é robusto e enérgico e é uma despedida forte de uma banda que já provou em dois discos ser capaz de produzir um indie rock cativante e com um estilo bastante próprio.



TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE