Shane MacGowan , o lendário frontman dos The Pogue s é uma figura incontornável da música alternativa e do punk. Um punk que se desenvolve...

Breaking the Fourth Wall: «If I Should Fall From Grace: The Shane MacGowan Story» (2001)

Shane MacGowan, o lendário frontman dos The Pogues é uma figura incontornável da música alternativa e do punk. Um punk que se desenvolve a partir de melodias folk celtas e com uma energia contagiante. Formados em 1982 em Londres, editaram vários discos de estúdio, sendo que os mais icónicos foram RED ROSES FOR ME (1984), RUM SODOMY & THE LASH (1985) e IF I SHOULD FALL FROM GRACE WITH GOD (1988). Foi o seu punk celta com marca registada que os distinguiu e distingue como uma das bandas mais únicas e originais dentro do punk e da música alternativa. Os temas das músicas vagueiam entre o que é ser irlandês (especialmente da classe trabalhadora), o consumo de álcool e experiências de vida. Fizeram também uma certa revitalização de baladas irlandesas de folk tradicional, adicionando-lhes o seu som enérgico, furioso e extremamente melódico. É acima de tudo uma banda divertida, mas que conseguiu transpor para o mundo uma identidade irlandesa orgulhosa e destemida.



Este documentário realizado por Sarah Share traça o percurso de Shane MacGowan desde a sua infância na Irlanda, criado numa família onde a música sempre fez parte do quotidiano até ter emigrado para Londres, devido à falta de trabalho e condições que se faziam sentir na Irlanda.



Em Londres, acabou por ser expulso da escola que frequentava por estar na posse de cannabis, apesar desses obstáculos, Shane teve uma infância feliz, o que é confirmado por entrevistas aos seus pais.


Além de entrevistas, fotografias e footage de concertos e telediscos, acompanhamos Shane numa peregrinação a vários pubs enquanto fala das suas primeiras experiências em Londres.





O documentário foca-se também no crescimento da banda e nos discos que editaram e que mais marcaram o panorama musical da altura. Há entrevistas a vários membros da banda e de Nick Cave que fala como foi colaborar com Shane MacGowan

É um documentário essencial para fãs de The Pogues e para quem quer descobrir um pouco mais acerca do interessante e carismático frontman da banda.



TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE

IMAGENS: Frames do Doc «If I Should Fall From Grace: The Shane Macgowan Story»