Assim como o reggae oferece boas vibrações e optimismo com mensagens positivas de união entre os homens, também este documentário tem...

Breaking the fourth wall: «Land of Look Behind» (1982)


Assim como o reggae oferece boas vibrações e optimismo com mensagens positivas de união entre os homens, também este documentário tem um clima fílmico acolhedor, reconfortante e acima de tudo, poético.

O filme começa com imagens cativantes pela sua beleza de Cockpit Country na Jamaica para, em seguida, assistirmos a trechos do funeral de Bob Marley que atraiu inúmeros fãs e seguidores da sua música e mensagem.


Há entrevistas a Gregory Isaacs e poetas jamaicanos, mas todas elas fluem harmoniosamente e sem qualquer dose de artificialismo. Discorrem sobre a importância social e humanitária da música reggae, assim como algumas mensagens do Rastafarianismo.


Este documentário realizado por Alan Greenberg seria inicialmente apenas sobre o funeral de Bob Marley, mas tornou-se um registo audiovisual da cultura jamaicana, encapsulando na perfeição o espírito Rastafariano, a cultura da ilha e o poder transformativo da música reggae.

O documentário é tido em grande conta por dois realizadores de peso, Werner Herzog que considerou o documentário inovador e único na história do cinema, e Jim Jarmusch que o considera lindíssimo e perto da perfeição.

Visualmente poético e sonoramente rico e diverso, Land of Look behind continua a ser um dos documentários mais estimulantes da década de 80 e além.

Texto: Cláudia Zafre 
Imagens: Frames do doc. Land of the Look Behind