O imaginário que tenho do Vietname, centra-se em reminiscências literárias, como The Quiet American, de Graham Greene, e documentário...

Viet View: A delicadeza e elegância do Vietname unem-se em harmonia à alma expansiva do Brasil em plena Baixa do Porto



O imaginário que tenho do Vietname, centra-se em reminiscências literárias, como The Quiet American, de Graham Greene, e documentários em que as ruas de Ho-Chi-Minh se enchem de motoretas e bicicletas mas que não é tão “rico” e completo como a confluência de noodles, massa vermicelli com legumes, tofu e amendoim que fazem da comida vietnamita um dos micro-universos mais complexos e interessantes do já de si diverso universo de comida asiática. 

Somos feitos de memórias e intuições. As minhas duas grandes amigas também. Partilhamos interesse e gosto por outras paragens, países, culturas, experiências gastronómicas e sabores aguerridos. Para uma das minhas amigas, comida vietnamita significa mais do que conforto, mas também um lugar de pertença, relembrando-a de uma vida em Paris onde os restaurantes de comida vietnamita são mais comuns do que em Portugal. 
Foi por acordo e mútuo entusiasmo que acordámos ir ao Viet View, situado na Rua de Cedofeita (Porto). Uma das minhas amigas “adivinhou “intuitivamente” que um dos rapazes que nos atendeu seria de Minas Gerais. A sua intuição estava correcta, o seu jeito sereno e ponderado remeteu-a para essa zona do Brasil, talvez por ter uma ampla ligação emocional com o país. O outro rapaz também era brasileiro e com muita simpatia e cuidado explicou-nos a essência dos pratos que constavam no cardápio, apesar do restaurante estar a ficar cada vez mais cheio. 

Uma refeição é um acto partilhado e íntimo quando entre amigos. Dividimos um rolinho de primavera de camarão, onde a massa delicada, suave e transparente de arroz tinha sido confeccionada ao ponto certo de forma a que não ficasse pegajosa e se colasse aos dedos. O recheio, fresco e leve, consistia em cenoura ralada, alface fresca e sadia, massa vermicelli, ananás finamente cortado e camarão refrescante. O momento fica completo quando se junta o molho agridoce à base de amendoim. 

O Viet View é um dos primeiros restaurantes de comida vietnamita na cidade do Porto e destaca-se por possuir uma fusão da alma e calma brasileira com a exuberância e frescura de sabores do oriente. Destacam-se as sobremesas de origem brasileira como a tapioca com lascas de coco e amêndoa e as de influência britânica como o banoffee. 

Viet View representa um mundo feito de diversidades, uniões, fusões e influências. Acolhedor e extremamente familiar e à noite, por baixo dos nón transformados em candeeiros, é um pedaço do sudeste asiático na baixa do Porto. 

O bem receber não diferencia nem faz separações. No final uma surpresa que nos motivou ainda mais a voltar. Um shot de aguardente de arroz para enfrentar o frio de mais uma noite no Porto em que estivemos por algumas horas na companhia de três amigas de adolescência e no caminho para o carro partilhámos o nosso imaginário sobre esse país tão distante, mas apelativo, seja pela voz de Robin Williams que nos diz “Good Morning, Vietnam” ou por outras referências literárias e fílmicas que alimentam e alimentaram o nosso imaginário. Mot, Hai, Ba, Yo!

Texto: Cláudia Zafre