Campos de concentração: Drancy, Natzweiller, Westerbork, Neuengamme, Bergen-Belsen, Dora-Mittelbau, Buchenwald, Flossenbürg, Ravensbrück, Sa...

Efeitos da música na sobrevivência dos prisioneiros nos campos de concentração, força invisível mas motriz para a resiliência de muitos sobreviventes (Parte 3)

Campos de concentração: Drancy, Natzweiller, Westerbork, Neuengamme, Bergen-Belsen, Dora-Mittelbau, Buchenwald, Flossenbürg, Ravensbrück, Sachsenhausen, Gross-Rosen, Gusen & Mauthhausen, Ebensee, Stullhof, Skarzycko-Kamienna, Kaiserwald, Janowska 

Mesmo nos primeiros anos do sistema de campos de concentração nazi, os prisioneiros compunham novos textos para melodias conhecidas ou canções inteiramente novas. Essas músicas do acampamento, ou Lagerlieder, que falam das dificuldades, medos e esperanças dos internos, compõem um género musical próprio. Um subgénero desse grupo é representado por hinos de campos de concentração. Em contraste com outras músicas do campo, o conteúdo dos hinos refere-se a um local específico, geralmente nomeado no título, e serviram como um tipo de melodia oficial e reconhecível desse campo em particular.

Em muitos campos, os hinos oficiais eram cantados regularmente durante a chamada, marcha, exercícios ou nas observações. Por outro lado, não eram apenas aceites pelas SS, mas também pelos prisioneiros. Em geral, as esperanças e emoções dos prisioneiros eram geralmente exprimidas em tons codificados. De qualquer forma, os hinos do campo de concentração foram - pelo menos por um tempo - firmemente integrados na rotina diária do campo e atingiram um carácter oficial.

Entartete Musik: cartaz (1938)

Campos de extermínio: Auschwitz, Chelmno, Treblinka, Sobibor, Majdanek, Belzec
Nenhuma palavra evoca os horrores do Holocausto como o nome Auschwitz. O maior dos campos de concentração nazis, este vasto complexo, foi o local do assassinato de milhões de pessoas, através de gás, espancamentos e tiroteios, doenças, experimentação médica, exaustão e fome. Prisioneiros de toda a Europa Ocidental, Central e Oriental foram forçados a montar carros de gado no campo de trabalho e de morte localizado a apenas 55 quilómetros da cidade polaca de Cracóvia; sendo que a grande maioria nunca voltaria.
A primeira orquestra de prisioneiros foi criada no inverno de 1941, com Franz Nierychlo como maestro. As vantagens de uma banda de prisioneiros, e não da SS - principalmente a capacidade de controlar músicos como trabalho escravo - levaram à decisão de reunir reclusos para tocar nas funções do campo. O grupo original de sete músicos, que começaram por tocar com instrumentos apreendidos das cidades vizinhas, incluíam violino, contrabaixo, acordeão, trompete, saxofone e percussão. Mais tarde, estes foram substituídos por instrumentos de melhor qualidade enviados aos músicos pelos membros da família. O primeiro ensaio formal foi realizado no Bloco 24, o porão sob o bordel do acampamento, onde havia um pequeno pódio e um piano de cauda. Essa sala ficou conhecida como sala de concertos, onde a banda fazia espectáculos para prisioneiros, guardas e oficiais. A plateia ficava ao longo das paredes; os músicos estavam espalhados por toda a sala, sentados onde quer que encontrassem um espaço. O grupo expandiu-se rapidamente para mais de 100 membros. Quando um número crescente de músicos profissionais polacos foi preso, a qualidade do desempenho melhorou. (Até aos últimos meses da orquestra, os judeus não tinham permissão para participar.)

Além da orquestra, havia uma variedade de outras canções patrocinadas pelas SS em Auschwitz. Alguns oficiais das SS empregavam escravos musicais individuais, que eram obrigados a tocar ou a cantar sempre que ordenado. Um desses prisioneiros foi o tenor italiano Emilio Jani, cujas memórias são intituladas My Voice Saved me

As SS também toleraram uma banda de swing, tendo assim a oportunidade de ouvir música que tinha sido banida. Nesses concertos clandestinos, os polícias recompensavam os músicos com bebidas ou cigarros. Há também relatos de uma banda de jazz separada que tocava exclusivamente em orgias da SS e festas onde imperavam os excessos.. A maioria das músicas voluntárias em Auschwitz era vocal, e não instrumental. 


Guetos
A música sempre fez parte da tradição judaica, para agradecer os grandes feitos a Elohim, e da comunidade cigana. Os guetos BialystokCracóvia, Riga, Shavli, TheresienstadtVilna, Varsóvia e Łódź eram também considerados centros de agitação musical.

A diversidade da população do gueto garantiu uma vida cultural activa, embora de curta duração. O gueto original incluía muitos músicos, escritores e intérpretes. Sob a liderança do Conselho Judaico, reunido às pressas, estabeleceram uma escola, um hospital, um lar de idosos e várias organizações culturais. No entanto, no início de Dezembro de 1941, grande parte da população do gueto de Riga foi assassinada numa floresta perto de cidade. Os recém-chegados da Alemanha viviam em secções isoladas do espaço original do gueto, sob liderança separada. No entanto, houve uma colaboração na nova estrutura, principalmente em questões de entretenimento. As actividades teatrais e culturais (geralmente) aconteciam geralmente no grande salão localizado na secção "Colónia" do gueto. Muitos dos artistas mais populares eram os sobreviventes da liquidação inicial, tendo sido artistas de sucesso na cidade de Riga antes da guerra. Havia também muitos músicos talentosos entre os judeus alemães, checos e austríacos, que tocavam canções folclóricas e música clássica. Além disso, deportados de Vilna trouxeram músicas em ídiche do gueto de lá, incluindo "Shtiler, Shtiler" e "Zog nit keynmol" de Hirsh Glik.

(continua...)

Fontes:
O Homem em busca de um Sentido, Viktor Frankl.
Musicofilia, Oliver Sacks.
Uma Centena de MilagresZuzana Růžičková.
Quando o Silêncio se torna Cumplicidade, Mateus Salvadori.
Lista de músicos: 

Texto: Priscilla Fontoura
Artigo: Efeitos da música na sobrevivência dos prisioneiros nos campos de concentração, força invisível mas motriz para a resiliência de muitos sobreviventes. O presente artigo foi muito suportado no conteúdo incluído no site Music and the Holocaust.

Observação: Para compartilhar os nossos conteúdos, por favor utilize os links relativos a www.acordesdequinta.com ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos Acordes de Quinta estão protegidos pela legislação portuguesa sobre o direito autoral. Não reproduza o conteúdo digital e/ou do colectivo em qualquer meio de comunicação, electrónico ou impresso, sem autorização do Acordes de Quinta (geral@acordesdequinta.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Acordes de Quinta faz para produzir conteúdos de qualidade. 


Observation: To share our content, please use the links pertaining to www.acordesdequinta.com or use the resources presented in the website. Texts, photos, arts and videos Acordes de Quinta are protected by the portuguese legislation under the author's act. Do not reproduce the digital content of our collective in any communication mode be it digital or physical without authorisation from Acordes de Quinta (geral@acordesdequinta.com). The rules are meant to protect the investment made by Acordes de Quinta in order to produce quality content.