"A dança não pertence a ninguém, cada um tem que encontrar o seu próprio gesto.", assim parafraseia uma das protagonistas do filme...

Breaking the Fourth Wall: Os Filhos de Isadora (2019)

"A dança não pertence a ninguém, cada um tem que encontrar o seu próprio gesto.", assim parafraseia uma das protagonistas do filme "Os filhos de Isadora". 

cartaz: Os Filhos de Isidora

Isadora Duncan (1877-1927) foi a visionária precursora da dança contemporânea que, nesta altura, impulsionada pela inortodoxia das artes e da expressão, começa a sair dos "dogmas" do ensino clássico, no início do século XIX, para democratizar o valor do gesto. A coreógrafa e bailarina compôs um solo que, em cem anos, vai influenciar a vida das protagonistas do filme distribuídas por quatro mulheres de hoje. Após a morte dos dois filhos, de quatro e seis anos, que morreram afogados no rio Sena após um acidente de carro, Isadora congelada e imersa na sua perda, foi, amiúde, registando aquela que viria a ser a sua dança mais visceral intitulada "Mother". 

Aprender a relativizar problemas que nos assolam, ajuda a balancear os dilemas pelas duras tragédias que se vão conhecendo através das biografias e autobiografias. Esse ponto de vista enleva o sentido da vida que abre a janela da superação. 

"Os Filhos de Isadora" viaja através do livro escrito pela coreógrafa, onde estão esboçados os seus sentimentos mais profundos de dor, como também desenhada a partitura da coreografia "Mother". As mulheres presentes no filme representam as fases de vida da artista: a aprendizagem, a dança, o ensino, a perda e, é através destas fases, que se completa a preparação para a despedida nunca antes feita.

Um dos momentos mais tocantes no filme é marcado pela coreografia nunca exibida mas apenas sugerida, um entendimento visual que se encontra com a delicadeza da dança de Isadora. A dança é vista pelos rostos espelhados pelos sentimentos que a dança causa no público, onde consta a última mulher, das quatro, que tem problemas de locomoção. Ao fazer o seu percurso com dificuldade motora até casa, vai reflectindo o luto que sofreu e que a desgasta com cansaço emocional e físico. O filme do francês Damiel Manivel, vencedor do prémio de melhor Realização em Locarno 2019, tal como o ritmo do luto, é compassado a ritmo lento, permite portanto que o espectador imirja na liberdade dos movimentos de cada mulher.

Isadora foi uma mulher incomum no seu tempo por ignorar a moral tradicional. Faleceu 17 anos depois o nascimento do seu segundo filho, também por acidente "lançada de maneira extraordinária de um automóvel aberto em que estava e teve morte imediata, devido ao impacto contra o pavimento de pedra.", segundo o New York Times. Isadora é sem dúvida uma referência para o mundo da dança contemporânea e um estímulo para a liberdade de pensamento. 


Texto: Priscilla Fontoura
Breaking the Fourth Wall: Os Filhos de Isadora (2019)

Observação: Para compartilhar os nossos conteúdos, por favor utilize os links relativos a www.acordesdequinta.com  ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos Acordes de Quinta estão protegidos pela legislação portuguesa sobre o direito autoral. Não reproduza o conteúdo digital e/ou do colectivo em qualquer meio de comunicação, electrónico ou impresso, sem autorização do Acordes de Quinta (geral@acordesdequinta.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Acordes de Quinta faz para produzir conteúdos de qualidade. 

Observation: To share our content, please use the links pertaining to www.acordesdequinta.com or use the resources presented in the website. Texts, photos, arts and videos Acordes de Quinta are protected by the portuguese legislation under the author's act. Do not reproduce the digital content of our collective in any communication mode be it digital or physical without authorization from Acordes de Quinta (geral@acordesdequinta.com). The rules are meant to protect the investment made by  Acordes de Quinta in order to produce quality content.