Para quem acompanha séries compreende o sentimento de afeição que os espectadores criam com as personagens. Firefly Lane , estreada a 3 de F...

Numa Relação Séria com a Netflix: Firefly Lane (2021-)


Para quem acompanha séries compreende o sentimento de afeição que os espectadores criam com as personagens. Firefly Lane, estreada a 3 de Fevereiro deste ano, é mais um desses exemplos. Tully Hart e Kate Malarkey retratam duas mulheres na década de 70, do século passado, à procura dos seus lugares enquanto profissionais numa área ocupada em grande parte pelos homens.

A série distribuída pela plataforma, e tem sido companhia em tempos de confinamento, é baseada no livro homónimo escrito por Kristin Hannah. Para quem leu o livro poderá tirar algumas pistas, mas também é possível ver a série independente do livro e descobrir o que a versão tem para oferecer.

Cartaz de Firefly Lane

O enredo conta a história de Kate Mularkey (Sarah Chalke) e Tully Hart (Katherine Heigl). Em Firefly Lane é traçada a linha temporal das três fases da vida das duas protagonistas, iniciando-se em 1970 e encerrando-se em 2000.

As duas amigas vão criando um laço de amizade muito profundo ao longo dos anos, primeiro são vizinhas, colegas de escola e o pacto de amizade mantém-se em idade madura. Apesar de serem muito diferentes uma da outra, a união e a protecção inerentes mostram que na imperfeição reside o sentimento de afecto e lealdade nesta amizade.

Frame: Firefly Lane

Tully é ousada e extrovertida, Kate mais recatada e tímida. Kate é suporte para Tully, uma vez que esta teve que aprender a ser autodeterminada e independente por ser filha de uma mulher com problemas de abuso de drogas. As duas representam a dicotomia da mulher que se quer emancipar da que sente que a criação de um lar e de uma família são indispensáveis para a sua felicidade.

Frames: Firefly Lane

Altos e baixos fazem parte da desenvoltura de uma amizade profunda que passa por tragédias, decepções, vitórias e alegrias. Um triângulo amoroso afecta a amizade iniciada na adolescência e as ambições distintas de cada uma contrastam as dinâmicas presentes na vida de cada uma. Ao longo das décadas, o vínculo permanece, até que é interrompido por uma razão que se desconhece para quem não leu o livro; para quem o leu, o mesmo motivo presente no livro poderá servir de justificação para o que se encerra em aberto.

Firefly Lane colmata as saudades da nostalgia que representa a identidade das décadas de 70, 80 e 90. Katherine Heigl é amplamente conhecida pelo seu papel meritório em Grey’s Anatomy. Todo o elenco foi escolhido a dedo por uma direcção de casting que soube encontrar coerência entre as actrizes escolhidas para representarem as três fases temporais traçadas da narrativa. A série criada por Maggie Friedman é ansiosamente aguardada pelos fãs que acompanharam a primeira temporada.

Texto: Priscilla Fontoura
Série: Firefly Lane (2021-)