Na Primavera, os pássaros manifestam especialmente a sua presença com os seus belos cantos que na prática, não obstante outras funções que p...

Quem Canta Seus males Espanta. O Bel-Canto dos Pássaros

Na Primavera, os pássaros manifestam especialmente a sua presença com os seus belos cantos que na prática, não obstante outras funções que possam ter, são galanteios dos machos para atrair as fêmeas que se deixam ludibriar pelo tenor mais virtuoso. Já agora tomo a oportunidade, neste contexto, para sugerir a visualização da admirável longa-metragem de Catarina Vasconcelos, A Metamorfose dos Pássaros.

Voltando ao assunto... nós, humanos, também somos atraídos pelas calorosas melodias cantadas durante o alvorecer ou entardecer destes voadores companheiros que no cima das árvores cantam as mais ternas melodias vindas da natureza. Várias curiosidades pertencem ao canto dos pássaros, por exemplo, tal como nós, os pássaros dominam também vários sotaques, principalmente a espécie mais migratória que nas viagens vai conhecendo e aprendendo outras canções que não sejam típicas da sua espécie, essas viagens permite-lhes alargar o repertório. 

Os pássaros também não nascem auto-didactas, vão aprendendo o canto com outro pássaro de idade mais madura, o órgão por si utilizado é a siringe - que permite que mais do que uma nota seja cantada ao mesmo tempo, possibilitando-lhes a exploração da polifonia, uma habilidade quase exclusiva destes animais e que requer alguma destreza - ainda assim não é por terem este órgão que o canto se torna afinado. 

Estas aves não se focam apenas na interpretação, mas também na composição, segundo os estudiosos do canto dos pássaros, o som produzido por alguns possui melodias muito complexas com diversas notas. 

Finalmente, os pássaros cantam quando estão de plena saúde, cantam com toda a liberdade sem precisarem de treino ou estímulo, mas, para libertarem as belas canções, precisam de estar saudáveis. Já diz o velho ditado quem canta seus males espanta, no entanto, estas lindas criaturas se estiverem com fome, sede ou com estresse esmorecem devido a factores que causam mal estar. Por isso, tratemos do nosso meio ambiente como deve ser, felicidade produz encanto e canto.

Nesta simbiose de abordagem, pedi ao Emanuel que desse largas à sua imaginação artesanal para criar pássaros cantores; e não é que além disso ainda os baptizou com nomes de músicos influentes? Ouçamos o bel-canto destas cantores incríveis.


Texto: Priscilla Fontoura
Pássaros criados por Emanuel R. Marques