Assim surge mais uma iniciativa Acordes de Quinta. As mudanças levam a novas adaptações e transformações. Há pouco tempo não havia cortina d...

Uma conversa elástica com Paulo Novaes. O músico adianta, em primeira mão, que virá a Portugal apresentar o disco Minha Cabeça

Assim surge mais uma iniciativa Acordes de Quinta. As mudanças levam a novas adaptações e transformações. Há pouco tempo não havia cortina de ferro que nos separasse por causa de um vírus, hoje vemo-nos obrigados a conversar com distância física. Vivemos também outra altura graças à tecnologia que permite a comunicação à distância pelo meio de outros veículos que, ao fim e ao cabo, são pontes digitais que não nos separam socialmente. Apesar das várias conversas que temos já como base de arquivo com diversas bandas e músicos, reparámos que fazia ainda mais sentido batermos um papo com músicos e criativos - não só para falar do lançamento dos seus discos, mas também para perceber a leitura que fazem do mundo. 

Capa do disco Minha Cabeça por Marina Novaes

Convidamo-vos a ouvir o bate-papo com Paulo Novaes, um músico brasileiro que viveu uma temporada em Portugal, gravou o álbum Minha Cabeça entre Brasil e Portugal. Ao disco juntam-se participações de Anavitória, Rubel, 5 a Seco, Tiago Nacarato, entre outros grandes artistas que colaboraram em 10 temas cimentados por poesia e música - também inclui-se a participação, talvez a mais afectiva, a da sua avó Margarida Piedade Novaes.

Curiosamente, ainda que o Paulo não me conheça (e vice-versa), a empatia que criámos foi bastante interessante, surgiu, naturalmente, uma conversa elástica que aborda vários assuntos: o preconceito, o plano de vacinação de um Brasil que não tem vislumbrado uma melhoria relativamente às mortes por Covid-19 e o Governo que não tem conseguido travar a transmissão do vírus, a nossa cosmovisão do mundo e da cultura - especialmente da música; Paulo falou também sobre o processo criativo do disco, sobre política e o estado do jornalismo. Este bate-papo, via Zoom, durou cerca de 1 hora. A conversa criada por ser à distância dificultou um pouco a manipulação do som dos interlocutores. 

Para concluir, foi uma honra para mim e uma grande oportunidade trocar ideias com alguém que esteve numa onda mano a mana. 


Paulo Novaes, Pedro Altrio, Rita Altrio: Contradição 
Paulo Novaes, Leo Middea, Rodrigo Carazo: Eu te Amo Demais
Paulo Novaes, Margarida Piedade Novaes: Cantar
Paulo Novaes, Cavalo 55, Tomaz Lenz: Casca do Ovo

Locução e edição: Priscilla Fontoura
Interlocutor: Paulo Novaes