Rubrica: A Passo Duplo de Hélder Macedo Género: rock, jazz, ambient, punk, weird rock Banda: black midi Disco: Cavalcade Lançamento: 2021 ht...

A PASSO DUPLO: black midi & The The

Rubrica: A Passo Duplo de Hélder Macedo
Género: rock, jazz, ambient, punk, weird rock
Banda: black midi
Disco: Cavalcade
Lançamento: 2021


Depois da sua surpreendente estreia discográfica com "Schlagenheim" (2018), os black midi aproveitaram este ano de 2021 para conceberem "Cavalcade".

Para quem já teve contacto com a música dos black midi, sabe exactamente que este grupo de rapazes londrinos não se preocuparam muito com aquela mítica pressão do segundo álbum. A herança do rock progressivo e pós-punk, a adrenalina e mecânica do math-rock ou a loucura de composições mais experimentais, relacionando-se com um público mais atento e curioso.

O "flow" dos Soul Coughing , o "humor" dos Mr. Bungle ou a "energia" dos Liars são algumas das analogias importantes para classificar um pouco a natureza musical dos black midi. Em "Cavalcade" também podemos encontrar canções mais calmas e melancólicas, exemplos de "Marlene Dietrich" ou "Diamond Stuff".

Para quem não aprecia toda esta estranheza e sonoridade caótica, vale apenas observar o conceito visual desta banda, videoclips extremamente bem produzidos e de muito bom gosto.


Género: new wave, art pop, synthpop, pós-punk, alternativo
Banda: The The
Disco: Mind Bomb
Lançamento: 1989


Muito mais do que um mero convidado para o terceiro disco dos The The, Johnny Marr (ex-Smiths) tornou-se um dos elemento-chave na composição de "Mind Bomb".

Matt Johnson, patrão e visionário dos The The, resolveu neste álbum trabalhar as canções numa perspectiva mais colectiva, com um mundo de novas ideias, obtendo um som mais orgânico e não tão dançável e electrónico como no registo anterior "Infected" (1986). Convidados de luxo como Danny Thompson, Chris White ou Sinéad O'Connor, reforçam a ideia do que Matt Johnson e do seu restante gangue queriam para a concepção desta "Bomba Mental".

"Mind Bomb" explora as temáticas de conflitos mundiais, abordando a guerra, movimentos políticos e religiosos, mas também a introspecção do ser comum, o amor ou a perda são retratados em canções muito elaboradas que até de uma maneira muito especifica se tornam algo de experimental.

Texto: Hélder Macedo