Rubrica:  A Passo Duplo de Hélder Macedo Género:  Shoegaze, Dream Pop Banda:  Slow Crush Disco:  Aurora Lançamento:  2018 https://slowcrush....

A PASSO DUPLO: Slow Crush & Rain Tree Crow

Rubrica: A Passo Duplo de Hélder Macedo
Género: Shoegaze, Dream Pop
Banda: Slow Crush
Disco: Aurora
Lançamento: 2018


A curiosidade e a necessidade leva-nos ao encontro de novos projectos e bandas, a que dificilmente teríamos acesso, sem a existência de plataformas como a bandcamp e outras similares que brotam na internet.

O Shoegaze ou o Dream Pop, por exemplo, foram correntes que iluminaram as décadas de 80 e 90, em território inglês e americano, espalhando-se depois facilmente para o resto do Mundo.

Da Bélgica podemos falar dos SLOW CRUSH. "Aurora", disco de estreia, é o argumento de todo esse trajecto, que foi escrito em linhas anteriores, representado num leque de 8 canções que revisitam os COCTEAU TWINS, SLOWDIVE, KITCHENS OF DISTINCTION, DROP NINETEENS, também outros nomes que nasceram e criaram raizes já no novo milénio, como os WHIRR, THE JOY FORMIDABLE ou BEST COAST.

Se ouvirmos todas estas "criaturas", podemos afirmar que "Aurora" é um fruto concebido a partir delas, com canções originais de SLOW CRUSH, exibindo um universo vincado, para nos fazer lembrar que a música não é apenas um motivador de sonhos, mas sim o próprio sonho (Dream Pop!!).


Género: Rock, New Wave
Banda: Rain Tree Crow
Disco: Rain Tree Crow
Lançamento: 1991


JAPAN, uma das bandas de referência para toda uma geração de meninos que andavam fascinados com a synth-pop. A experimentação de outros elementos electrónicos na música, um conceito estético de vanguarda, espacial e de pós-modernismo são os ingredientes responsáveis pelo culto desta banda.

Terminam funções em 1982 e cada elemento da formação dos JAPAN enveredou por outros caminhos. David Sylvian (vocalista) desenvolveu uma carreira a solo muito interessante e sólida, Mick Karn (baixista) colaborou com Peter Murphy em Dali´s Car, Steve Jansen (baterista) e Richard Barbieri (teclista) formaram The Dolphin Brothers, mais tarde Barbieri faria ainda parte dos Porcupine Tree.

Voltam a trabalhar juntos, sob o nome de RAIN TREE CROW, e em 1991 lançam este disco homónimo. Mudando de nome, mas não perdendo a identidade de discos anteriores, encontram outras linguagens para a sua expressão musical: elementos de World Music, de Jazz, ritmos de "Krautrock", envoltos em canções Pop-Rock.

2021 marca a celebração do 30º aniversário de vários álbums de referência da década de 90, como "Laughing Stock" dos TALK TALK ou "Nevermind" dos NIRVANA, mas é preciso não deixar cair no esquecimento um disco como o dos RAIN TREE CROW.

Texto: Helder Macedo