Foto: Jemima Stehli A imagem de Pedro Cobrado remete para uma estética niilista. Vemos meia face mergulhada em negritude, onde só se vê a fo...

Música para Plantas de Exterior que Vivem no Interior, o disco de estreia de Cobrado (Gaza)

Foto: Jemima Stehli

A imagem de Pedro Cobrado remete para uma estética niilista. Vemos meia face mergulhada em negritude, onde só se vê a forma, complementada por outra meia face, na qual se vê olhar de exaustão. É em 2009 que Jemima Stehli retrata o músico que se situava numa época em que podia "ter tido tudo mas não teve nada". Pedro Cobrado, também conhecido por Gaza, toca baixo nos Men Eater e integra Besta e If Lucy Fell.

Música para Plantas de Exterior que Vivem no Interior é o seu disco de estreia com catorze temas que se resumem, segundo a descrição do autor: "No presente, passado e futuro nascem com a mesma velocidade. Tentas-te encontrar para sempre e para sempre te perdes. O bom da vida não foi, não será: Está…". Porém, todo o álbum confirma um sinal de desgaste, exaustão e, até, descrença. Provavelmente terá sido devido a todos os cenários deste presente que Pedro não imaginou e afectam uma visão de futuro imaginado por terrenos agrestes onde as sementes terão dificuldade em germinar.

Este trabalho resulta do encontro com vários músicos, com Elísio Donas (Ornatos Violeta), Tony Love (Lena D'Água, Benjamim), Cláudia Guerreiro (Linda Martini, A Azenha), Filipe Rocha (Sean Riley, Legendary Tigerman, Cabrita) Hélio Morais (Linda Martini, Paus, MURAIS), Gonçalo Prazeres (Club Makumba), André Henriques (Linda Martini), Filipe Homem Fonseca (Cebola Mol, A Favola da Medusa), João Palma (Erro), Tiago Cobrado (Emist), Pedro Geraldes (Carminho, Mão Verde) e Pedro Gonçalves (Dead Combo). A cassete está disponível numa edição limitada de 80 unidades (40 verdes e 40 brancas). 

Destaca-se o tema Vaqueiro em Americano (conv. Tiago Cobrado) pela imersão que se sente remontada a cenário de filme. Todo o álbum são horas passadas em exploração com o Fostex tateado em inércia e cujo som reflete sentimentos causados por um ciclo de confusão externa. Retalhos de um bem maior (conv. Elísio Donas) é outro tema que perdura em repetição, também enquadrado na linguagem cinematográfica e experimental. O videoclip, filmado a Super 8 por Roberto Roque, parece ter como inspiração aquela atmosfera palpável tão bem pintada por Béla Tarr e que emana uma espécie de desespero irreparável carregado pelos protagonistas dos seus filmes.


Pedro Cobrado lança este disco na vã esperança de se reconciliar com o passado e com o futuro. Claro que não consegue nem conseguirá, pois as plantas que nascem em terras consumidas pela morte do pós-guerra não costumam dar flor. Há quem diga que é uma visão pessimista, mas os niilistas dirão que é somente uma realidade face ao acontecimentos do nosso tempo. Do Monte para Lisboa, de Lisboa para o Porto o álbum foi feito de amizades e encontros.


Música para Plantas de Exterior que Vivem no Interior é o primeiro volume de uma série de canções gravadas em Fostex 280. Todos os temas foram gravados em cassete por Pedro Cobrado entre Dezembro de 2021 e Julho de 2022 num Fostex 280, em Monte Abraão, Lisboa e Porto; misturado e masterizado por Hugo Valverde, em Marvila, em Setembro de 2022.

Texto: Priscilla Fontoura
Disco: Música para Plantas de Exterior que Vivem no Interior, de Cobrado (Gaza), 2023