Género:  rock progressivo, avant-garde, rock japonês, noise Autores:  Poil Ueda Disco:  Junko Ueda Lançamento:  3 de Março, 2023 Editora:  D...

O encontro inesperado de Junko Ueda e PoiL

Género: rock progressivo, avant-garde, rock japonês, noise
Autores: Poil Ueda
Disco: Junko Ueda
Lançamento: 3 de Março, 2023
Editora: Dur et Doux

Lilas Mala

Ultimamente as criações do Oriente têm vindo ao nosso encontro por mero acaso, ou será uma mensagem subliminar? No início do mês, os PoiL, com Junko Ueda, lançaram o disco homónimo. Ao longo do princípio do ano segui com atenção as publicações da banda nas redes sociais que se propunha a tocar na Europa. Eu própria partilhei a mensagem, mas infelizmente parece que nenhuma promotora interessou-se a dar-nos a ouvir numa sala de concertos o disco fabuloso.

Conceptualmente, PoiL Ueda retrata o encontro inesperado entre Junko Ueda, uma figura eminente da narrativa épica medieval japonesa, cuja voz quente e profunda convoca energias terrestres, e PoiL, o monstro que carrega uma loucura orgânica entoado num registo cósmico, progressivo e brutal.

O tema introdutório Kujô-Shakujô entoa um canto budista shômyô praticado pelos monges para afastar os maus espíritos. Convém, se se quiser andar descansado sem as mãos próximas da espada, mas não é o que a segunda parte prediz. O disco segue a estrutura das narrativas épicas japoneses que se centram nas lutas entre clãs que recorriam às artes marciais, à filosofia de respeito ao próximo e à hierarquia. A segunda parte mergulha numa batalha naval pelo controlo do poder, protagonizada pelos Heike e os Genji, dois clãs de guerreiros samurais, cujas gestas foram imortalizadas numa das epopeias mais emblemáticas da literatura japonesa, o Heike Monogatari, que remonta ao século XIII.


PoiL resulta de uma colaboração entre Junk Ueda, a vocalista e tocadora de biwa, e PoiL, a banda de rock francesa. A composição é baseada no canto épico tradicional shômyô tocado ao som do biwa e no canto budista Através da fusão de uma antiga música tradicional japonesa com uma formação musical europeia hipermoderna, este projeto oferece a oportunidade de descobrir um universo musical único. Uma performance inovadora onde o rock experimental desenfreado de PoiL se mistura com a voz suave e sinuosa, a narrativa convincente e o notável carisma de Junko Ueda.

Um disco extraordinário e recomenda-se PoiL em concerto para quem estiver num dos países contemplados pela digressão 2023.

Digressão 2023
01.03 Marché Gare (LYON - FR)
02.03 Zelig (LAUSANNE - CH)
03.02 Kuba (JENA - DE)
04.03 Festival des Arcs en hiver (BADEN - CH)
09.03 Neubad (LUZERN - CH)
10.03 Vera (GRONINGEN - NL)
11.03 Peel Slowly and see (LEIDEN - NL)
12.03 Le Lac (BRUSSELS - BE)
12.04 Momentum (ODENSE - DK)
13.04 Victoria (MALMÖ - SE)
14.04 Turkis (AARHUS - DK)
15.04 Rilksscenen (OSLO - NO)
17.04 Rahuset (COPENHAGEN - DK)
18.04 MS Stubnitz (HAMBURG - DE)
19.04 Tor 9 (BREMEN - DE)
20.04 Roadburn festival (TILBURG - NL)
29.04 April Jazz (ESPOO - FI)
18.05 FIMAV (VICTORIAVILLE - CA)
24.05 Zez (ZAGREB - HR)
25.05 Druga Godba (LJUBLJANA - SI) - TBA
26.05 Limmitationnes (DEUTSCH MINOHOF - AT)
27.05 Orpheum Extra (GRAZ - AT)
29.05 Music Meeting (NIJMEGEN - NL)
10.06 Clandestino festival (GOTHENBURG - SE) - TBC
17.06 L'An Vert (LIEGES - BE)
18.06 Houtfestival (HAARLEM - NL)
28.06 Festival Med (LOULE - PT) - TBA
08.07 Rudolfstadt festival (DE) - TBA
16.07 Musicales de l'Aggly (PLANEZE - FR)
25.08 Shambala festival (NORTHAMPTONSHIRE - UK)

PoiL Ueda:
Antoine Arnera I teclado e vocais, Boris Cassone I guitarra e vocais, Benoit Lecomte I baixo acústico, Guilhem Meier I bateria, vocais, Junko Ueda I satsuma biwa, vocais, Stéphane Piot I gravação na Hacienda, RemyBoy I mistura e masterização, Lilas Mala | artwork, Clément Dupuis | produção executiva, Judith Saurel I Layout, Adrien Arnera I admistração

Texto: Priscilla Fontoura