Género: alternativo, experimental, avant-garde, rock Autores:  Ultra Zook Disco:  Auvergnication Lançamento:  5 de Maio, 2023 Editoras:  Du...

Um disco perfeito para a época estival: Auvergnication de Ultra Zook

Género: alternativo, experimental, avant-garde, rock
Autores: Ultra Zook
Disco: Auvergnication
Lançamento: 5 de Maio, 2023
Editoras: Dur et Doux, Coolax, Araki Records, L'Etourneur, Not a Pub e Gnougn, Ignominie


Espera-se, de alguns "mensageiros" que nos enviam emails, novidades interessantes. Os Dur et Doux fazem parte da faixa que não desilude sempre que nos chega uma notícia da editora de Lyon. Falam do novo disco de Ultra Zook, uma banda francesa formada em 2011 que agora lança Auvergnication, trabalho que se enquadra na época estival e tem como pano de fundo a Auvérnia, região montanhosa rica em florestação, com estâncias termais e vulcões adormecidos. Clermond-Ferrand, lugar onde decorre um dos festivais de cinema mais importantes da Europa, é a principal cidade da região. O quinto disco (3 EPs) e segundo álbum, que contém 9 temas, abunda em talento e criatividade, tanto conceptual quanto musicalmente. François Arbon (saxofone e trombone), Flo Borojevic (percussão), Ilya Faraut (voz) são os músicos convidados deste disco que contribuíram com linhas e texturas sonoras. Imagino a diversão em torno da criação de Auvergnication. 

Ultra Zook

Não se tem como intuito detalhar cada faixa de Auvergnication. Essa tarefa cabe a quem o quiser ouvir. No entanto, alguns temas merecem ser destacados, como é o caso de "Rêve avec les Red Hots", pelo imaginário revelado por um dos integrantes da banda, que há 10 anos sonhou que conheceu [os outrora até interessantes, mas agora chatos], Red Hot Chili Peppers. Ressaltam "J'ai l'impression qu'c'est plus ça", que conta a história de um desentendimento amoroso, "L'aspi", que segue os pensamentos de uma pessoa que está a aspirar a casa e "Cet Enfant-là", que fala sobre uma separação e o fato de que nunca nascerá um filho dessa união. "Complètement Plètement", cujo texto foi escrito pelo irmão do último membro do grupo Jérémie Bardiaux, joga com palavras e ritmos. O meu preferido? "Salut!". É festivo e causa gargalhadas. Auvergnication é um bom disco para acompanhar as férias junto de amigos melómanos que tanto falam sobre como conseguiram enganar o ChatGpt sentados numa tampa de sanita, como fritam batatas fritas cobertas com aioli às 5 da manhã depois de uma maratona no youtube a ver vídeos de luta do Rambo turco. Este disco é divertido. Se conseguir roubar um sorriso de alguém que esteja a passar por uma depressão profunda, deixará certamente o trio contente. Bandas como Za!, Red Wings Mosquito Stings e Zach Hill remetem, aqui e ali, para o som dos franceses. 
 
Assinala-se o gesto bonito das editoras que se uniram para distribuírem o disco: Dur et Doux, Coolax, Araki Records, L'Etourneur, Not a Pub e Gnougn e a Ignominie para a versão K7. A capa colorida, autoria de Matt Konture, deixará o arquivo musical ainda mais interessante e, segundo um membro de Ultra Zook, já o testou no rádio do carro. Parece que a experiência correu bem, excepto nas alturas em que não reparou nas lombadas da estrada.

Os Ultra Zook têm dado concertos. E que tal visitarem Portugal?

Ultra ZookBenjamin Bardiaux: teclado e vocais; Rémi Faraut: bateria e vocais; Manu Siachoua: baixo, guitarra e vocais

Texto: Priscilla Fontoura